
Especialistas internacionais em Lisboa para discutir mobilidade

"A mobilidade urbana é um tema disruptivo do século XXI e o Global Media Group quer dar um contributo para o impor no mapa, com a relevância que vai ter na mudança do nosso modo de vida". Com estas palavras, o CEO do Global Media Group, Victor Ribeiro, abriu hoje a conferência de imprensa que lançou, na Central Tejo, o programa da Lisbon Mobi Summit, a realizar entre 13 e 16 de setembro.
O evento focado nas novas políticas e tendências da mobilidade vai trazer a Lisboa alguns dos maiores nomes desta área, tais como Martin Hofmann, do Grupo Volkswagen, Andrew McKellar, da FIA, Maxim Romain, da OFO, Bjoern Hannapel, da DHL GoGreen Solutions, Rui Bento, da Uber Iberia ou Paulo Humanes, do PTV Group.
Contando com o Alto Patrocínio do Presidente da República, a conferência internacional vai discutir os desafios da mobilidade elétrica e partilhada bem como as redes inteligentes de gestão de tráfego nas cidades e as novas tecnologias ao serviço dos cidadãos para melhorar a acessibilidade aos meios de transporte e sua descarbonização.
Uma temática que, como lembrou o vereador da mobilidade da Câmara Municipal de Lisboa, Miguel Gaspar, "já não é do futuro, é do presente", porque "se não conseguirmos maior velocidade na descarbonização estamos a perder a guerra das alterações climáticas".
Depois de um warm-up em janeiro, que contou com o envolvimento de membros do Governo, e a participação de cerca de 1500 pessoas, a Lisbon Mobi Summit volta a garantir a presença de governantes como o ministro do Ambiente, José Matos Fernandes, e o secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Gomes Mendes.
A iniciativa do Global Media Group e da EDP tem a parceria da Volkswagen, Via Verde e EFACEC, que marcaram presença na conferência de imprensa, revelando os seus objetivos neste domínio.
A mobilidade elétrica é um eixo estratégico do Grupo EDP, que assumiu o compromisso de eletrificar a cem por cento a sua frota ligeira de viaturas até 2030 e o desenvolvimento de novas ofertas comerciais que promovam a transição energética, referiu António Coutinho, administrador da EDP Comercial.
Já a Volkswagen pretende vender mais de um milhão de viaturas elétricas por ano, a partir de 2025, e alcançar a liderança enquanto maior construtor na área da mobilidade elétrica, revelou o seu diretor de marketing estratégico, Ricardo Tomaz. Também a Via Verde já integra cinco serviços diferentes no seu ecossistema de serviços de mobilidade urbana, prometendo ser um operador central da nova mobilidade, com destaque para o carsharing e as aplicações para estacionamento, indicou Pedro Mourisca, administrador delegado da Via Verde.
O CEO da EFACEC, Ângelo Ramalho, lembrou que a empresa é pioneira na área da mobilidade elétrica e líder mundial na produção de carregadores rápidos e ultrarrápidos para veículos elétricos, com projetos ambiciosos em curso em várias partes do mundo, como, por exemplo, o Electrify America, nos Estados Unidos, que envolve mais de dois mil milhões de euros.