14 cidades portuguesas candidatas à European City Facility

2022
08-06-2022

Cascais foi a primeira candidatura portuguesa escolhida, a que se juntaram já outras 13, de norte a sul do país. A iniciativa europeia prepara-se para apoiar mais 48 cidades da UE a desenvolver conceitos de investimento para projectos nas áreas da energia sustentável e clima.

A quarta ronda de candidaturas à European City Facility (EUCF) arranca já esta quinta-feira, 9 de junho, num concurso de uma iniciativa europeia que visa apoiar mais 48 cidades de vários Estados membros a desenvolverem conceitos de investimento para projectos de energia sustentável e clima, noticiou o site Smart Cities.

Até agora, já existem 14 cidades candidatas portuguesas escolhidas, tendo Cascais sido a primeira, logo na ronda inicial, a que se seguiram Torres Vedras, Sintra, Braga, Vila Nova de Famalicão, Porto, Guarda e Guimarães, na segunda fase de seleção. Na terceira fase - que decorreu entre outubro e dezembro de 2021 mas com os resultados só agora anunciados - foram escolhidas as candidaturas de Bragança e municípios da Terra Fria (Nordeste transmontano), Arcos de Valdevez, Oeiras, Ovar, Maia e São João da Madeira. Estas últimas seis cidades portuguesas estão entre as 69 escolhidas, de um total de 166 recebidas, durante a terceira ronda da iniciativa europeia.

A EUCF apresenta-se como um instrumento de apoio à consultadoria técnica, jurídica e financeira, ao qual os municípios e outras autoridades locais europeias podem concorrer. O objectivo é apoiar cerca de 200 entidades a mobilizarem investimentos locais em acções de eficiência energética e energias renováveis.

Financiada pelo programa Horizonte 2020, a EUCF apoiou já, como resultado das três rondas anteriores, 167 autoridades locais europeias, num montante total que ascende aos dez milhões de euros, referiu o site Smart Cities. A iniciativa prepara-se para lançar, esta semana, a sua quarta e última ronda, contando, para isso, com a realização de um webinar.  Desta vez, o orçamento disponível é de cerca de três milhões de euros, que servirão para apoiar mais 48 candidaturas.

 

 

 

Rute Coelho

Artigos relacionados

KINTO quer soluções de mobilidade ajustadas às necessidades de cada momento

BMW avança para hidrogénio após uma década de experiência elétrica

UVE vai propor ao Governo mais incentivos para veículos elétricos em 2023