Vera Pinto Pereira: “A inovação faz parte do ADN da EDP”

2023
15-12-2023

A administradora executiva da EDP garantiu que a multinacional está empenhada na transição energética com um portfólio de soluções para os utilizadores. Vera Pinto Pereira destaca a inovação como eixo central do processo de transição, o que explica o apoio da empresa a um ecossistema de start-ups.


A transição energética é algo que "faz parte do modelo de negócio da EDP", disse  Vera Pinto Pereira, em entrevista à margem do primeiro dia da Cimeira de Cascais, no âmbito da Mobi Summit. "Temos um portfólio de soluções para ajudar os nossos clientes nesta jornada da transição energética”, sublinhou a administradora executiva. Exemplos disso são a energia renovável produzida nos parques EDP,  as soluções de autoconsumo da geração solar descentralizada, os projetos de armazenamento e eficiência energética e os carregamentos elétricos. 

“Faz parte do nosso modelo de negócio, do nosso plano estratégico e ambição fazer esta transição energética agindo nas diferentes etapas do negócio da EDP, na geração renovável, nas redes de transmissão e distribuição e no desenho de soluções de transição energética para o cliente final, seja residencial - um segmento que apenas temos na Ibéria - , seja o cliente de serviços ou de uma indústria, que enfrenta hoje desafios muito importantes na sua agenda de descarbonização”, referiu. 

A administradora salientou ainda que “a inovação faz parte do ADN da empresa”. E deu exemplos como a aposta no hidrogénio”, com a produção da primeira molécula de hidrogénio no grupo EDP, ou "o ecossistema de financiamento de start-ups e o financiamento de concursos de inovação".

Concluindo, "a EDP tem hoje uma verdadeira cultura de inovação em vários horizontes" e “um conjunto vasto de parceiros que têm como principal benefício acelerar a nossa própria inovação”, disse a executiva. A EDP é uma multinacional do setor energético com presença em 30 países da Europa, América do Norte, América do Sul e, mais recentemente, Ásia-Pacífico também. A expansão internacional deu-se ao longo da última década, mas acentuou-se nos últimos quatro anos.

Vera Pinto Pereira falava após o painel de abertura da Cimeira de Cascais, onde conduziu uma conversa com o fundador da Waze, Uri Levine, sobre o papel da inovação como catalisador da mudança.

Artigos relacionados

Porto limita velocidade dos carros no centro histórico

Lisboa cria parques de estacionamento gratuitos para quem usa cartão Navegante

Aviação europeia teve aumentos de preços abaixo da inflação