EM DIRETO: Os desafios do transporte público urbano
Conferência do Portugal Mobi Summit arranca esta quarta-feira, 22, com discussão além-fronteiras sobre o presente e o futuro do transporte coletivo, no auditório do IPMA, em Algés.
Qual o estado da arte do transporte público urbano nas áreas metropolitanas? E o que se perspetiva para o futuro próximo, numa corrida contra o tempo para travar o aquecimento global?
A estas questões centrais da nossa era vão responder especialistas nacionais e estrangeiros, governantes, líderes de entidades de transportes, bem como os presidentes dos municípios de Oeiras, Cascais, Almada e Seixal.
A travessia do Tejo e os planos de mobilidade à volta da área metropolitana de Lisboa, por via rodoviária ou ferroviária, vão ser alguns dos temas mais aguardados em debate, bem como o ponto de situação dos projetos para o BRT (Bus Rapid Transit) ou metrobus.
O secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo, vai iniciar os trabalhos da parte da tarde, que também reservam espaço para a inovação tecnológica, neste caso, com o projeto Eliot, do CEiiA, um exemplo de mobilidade autónoma dedicada a encurtar distâncias para salvar vidas.