
Porto de Lisboa instala carregadores e subtestação elétrica em 6 cais

A obra está em curso para equipar de carregadores e de uma sub-estação os 6 terminais do Porto de Lisboa, 5 de carga e o terminal de cruzeiros. É apenas parte de um plano de descarbonização e sustentabilidade iniciado há 3 anos, que inclui também incentivos para os navios que pernoitem em cais, na capital portuguesa.
As obras para permitir a ligação de navios à eletricidade em cais, estão em curso no Porto de Lisboa, com a instalação do sistema “Onshore Power Supply” (OPS) que inclui carregadores e uma subestação e previsão de conclusão dos trabalhos até final do ano.
Ana Lourenço, Diretora de Turismo Marítimo do Porto de Lisboa assegura que a obra está a andar dentro dos prazos e nesta altura, está a ser feita a ligação da rede de alta tensão e também vai começar a construção da subestação necessária à distribuição dessa energia pelos vários terminais.
Adianta que “esta subestação vai alimentar seis terminais, cinco terminais de carga da zona oriental e o terminal de Cruzeiros, que é o mais exigente em termos de energia, mas a obra está a correr bem e avança dentro de todos os prazos. Em princípio até ao final de 2026, prospetávamos que tanto a subestação como a ligação ficarão concluídas, se não houver nenhum contratempo.”
Este é um sistema que terá que estar operacional em 1 de janeiro de 2030 e no início do primeiro semestre de 2029, a administração do Porto de Lisboa, estima ter o sistema em funcionamento.
Para Ana Lourenço, “isto é algo de facto que vai valorizar muito o destino. Vai criar também melhores condições para quem nos visita e para quem reside na zona de Lisboa “
Para tornar o Porto de Lisboa mais sustentável, foi implementado o ano passado, o “Environmental Port Index”, que é um sistema de monitorização ambiental desenvolvido pelo Porto norueguês de Bergan e amplamente adaptado pelos restantes Portos da Noruega, também em expansão para os restantes Portos do Norte da Europa.
Lisboa foi o primeiro Porto do sul da Europa que implementou este sistema, logo em maio de 2025, com uma primeira fase de teste e agora, a partir deste ano, já vai ter incentivos para os navios menos poluentes, ou ambientalmente mais sustentáveis.
Segundo esta responsável, “ este sistema cria no Porto de Lisboa uma pressão sobre os navios para terem um desempenho mais positivo, pois as próprias embarcações podem desenvolver atividades a bordo e determinar esse tipo de resultado e a partir do momento que nós temos este índice, estamos a medir as emissões atmosféricas CO2, e outros gases nocivos para a atmosfera, logo, caso os navios tenham um índice mais favorável, ganham um incentivo tarifário, a acrescentar ao leque de vários incentivos tarifários que já existem, quer para embarcações, quer para as companhias, que já estão a transformar as frotas em navios mais sustentáveis”.
Ana Lourenço acrescenta que na estratégia de melhoria ambiental da atividade portuária, entra também um projeto na área da sustentabilidade social, que lhe é muito querido e interessante, intitulado, “Cruzeiros pela Comunidade”, uma forma de promover a relação entre as companhias de cruzeiro e a comunidade local, através da realização de diversas ações, sejam de natureza solidária, educativa ou ambiental, incluindo a limpeza de praias e que colocam em contato, tripulantes, passageiros e comunidades locais, para que ambos beneficiem da estadia dos navios em Lisboa.
Esta responsável dá conta que “curiosamente a ação que mais tem tido adesão por parte dos navios é a doação de bens e o Porto de Lisboa faz depois chegar esses bens, às associações de solidariedade social.
“Estamos a falar de roupas, calçado, mobiliário, ou outros materiais de casa. É um programa que nos é muito querido, porque de facto, promove esta relação e faz com que a comunidade beneficie diretamente daquilo que os navios podem oferecer. Considero que é um programa interessante e algo que se fazer de acordo com a imaginação e com imensas possibilidades. O ano passado, fizemos ações de limpeza de praia e ações junto de uma escola e de uma companhia de cruzeiros. Também realizamos uma ação com a Escola Náutica, a bordo de um navio, no sentido de concretizar um protocolo, para que os seus estudantes possam ter uma experiência real dentro de um navio de cruzeiros. Agora, estamos a trabalhar noutras ações, que podem ser enquadradas neste programa, para que, de facto, se consiga fazer crescer o projeto.”
O Plano de sustentabilidade do Porto de Lisboa tem vindo a ser desenvolvido desde que foi anunciado em 2023. Inclui investimento em vários domínios, incluindo em infra-estruturas elétricas e está pensado para ser executado por fases. No período de lançamento, representa um custo na ordem dos 20 milhões de euros, mas depois, prevê que as fases seguintes sejam suportadas pelos concessionários para concluir obra até 2027.
Por enquanto, investidos cerca de 2,7 milhões de euros na instalação da linha de alta tensão e nos projetos para a construção da subestação principal e da rede interna de média tensão, num projeto em que a APL estima que vá permitir uma redução significativa de emissões de CO2 (dióxido de carbono), NOx (óxido de azoto), SOx (óxido de enxofre) e partículas, melhorando a qualidade do ar na zona ribeirinha da cidade e aumentando a atratividade da zona ribeirinha e do cais para operadores que valorizem a sustentabilidade.
Quanto à rede lançada que permite monitorizar em tempo real as emissões atmosféricas dos navios durante a sua permanência em porto, e promover a responsabilização ambiental das companhias marítimas, obrigou à instalação de uma turbina eólica urbana, numa infraestrutura portuária nacional, como contributo para reduzir a pegada energética das instalações, mantendo a APL, parcerias para apoiar a inovação e sustentabilidade.
Além de tornar o Porto de Lisboa no primeiro terminal do sul da Europa a integrar este sistema de monitorização, recolha e divulgação e dados sobre qualidade do ar, a APL assumiu a liderança na implementação do chamado “Comité de Sustentabilidade da Atividade de Cruzeiros” em Lisboa.









