Viajar de Metro a sul do Tejo já possível só por contactless

31-07-2025

A partir deste Verão, os utilizadores do Metro Sul do Tejo podem validar as suas viagens com app de telemóvel, ou simples apresentação dos seus cartões de débito e crédito ( Visa ou Mastercard) eliminando a necessidade de adquirir bilhetes pontuais para viajar.

A concetização da medida acontece depois do Metro Transportes do Sul desenvolver uma nova solução tecnologica de processamento de pagamentos com a Shift4, lider global em tecnologia neste domínio, que vai permitir aos utentes validarem as suas viagens apenas com um cartão de chip contactless, representado um passo significativo na modernização do sistema de transportes das zonas de Almada e Seixal.

Em comunicado, a empresa garante que a partir de agora, as pessoas já podem utilizar os seus cartões ou dispositivos contactless como título de transporte, sem filas de espera nem necessidade de adquirirem bilhetes no local, simplificando a experiência diária de deslocação. O pagamento é feito diretamente nos validadores, nos equipamentos em que habitualmente já são validados os títulos de transporte.

Um projeto que envolveu vários parceiros, a começar pela Shift4 que ao desenvolver esta solução, atuou como ‘enabler’ bancário e garantiu uma implementação rápida e integrada, simplificando a complexidade dos processos, tanto para o operador de transportes como para os passageiros.

Entre os restantes parceiros que contribuíram para este projeto também se encontra a Axians, subsidiária da VINCI Energies dedicada às TIC e à transformação digital, e um integrador especializado em soluções de mobilidade inteligente e de bilhética eletrónica e ainda a Switchio, uma plataforma open loop de serviços de pagamento e de backoffice para a emissão de bilhetes, que permite viajar sem problemas com um simples toque num cartão EMV ou numa carteira digital.

De acordo com a operadora, só a combinação destas várias forças foi essencial para entregar uma solução robusta e eficiente para a rede do Metro Sul do Tejo.  Tiago Santos, diretor comercial da Metro Transportes do Sul afirma mesmo que “a implementação dos pagamentos contactless nos nossos validadores é um marco importante para a MTS: com a integração da tecnologia EMV, conseguimos simplificar a experiência dos nossos passageiros, permitindo-lhes validar viagens de forma rápida, sem dinheiro físico nem filas para comprar ou carregar bilhetes,”. Adianta ainda que “a Shift4 revelou-se o parceiro ideal para esta evolução tecnológica. A sua experiência e suporte contínuo ao longo de todo o projeto confirmaram que fizemos a escolha certa, e agora podemos garantir uma solução robusta e eficaz para os nossos utilizadores.”

 Já Magui Ribeiro, Account Manager da Iberia na Shift4  revela estar orgulhosa no resultado deste projeto, adiantando que “esta solução desenvolvida para a Metro Transportes do Sul é uma mais uma prova de que queremos fazer parte da evolução de pagamentos em Portugal, especialmente no que toca à utilização de transportes e estamos orgulhosos com este projeto porque nos permitiu demonstrar, uma vez mais, que apostamos na modernização da mobilidade, podendo oferecer uma opção de viajar de forma descomplicada, através de pagamentos simplificados.”

A parceria da Shift4 com o Grupo Barraqueiro, através da Fertagus, já trouxe anteriormente a primeira operação de pagamentos contactless para transportes na região de Lisboa  e Liliana Oliveira, Diretora de Desenvolvimento de Negócio da Shift4 partilha que “a extensão desta solução à MTS reforça a vontade de ambas as empresas em facilitar a mobilidade através de soluções inovadoras que beneficiem todos os utilizadores, tornando a sua vida mais fácil e confortável.”

“Com a introdução dos pagamentos bancários digitais nas soluções de bilhética da Axians fornecidas à MTS, damos um passo em frente no reforço da atratividade dos transportes públicos como pilar central da mobilidade urbana na Área Metropolitana de Lisboa. Também fortalecemos a nossa parceria com o Grupo Barraqueiro e a Shift4, dando continuidade a esta implementação na Fertagus,” afirmou Luís Reis, Business Unit General Manager for Mobility da Axians Portugal. “Na Axians, trabalhamos de forma consistente no desenvolvimento de soluções inovadoras que melhoram substancialmente a qualidade do serviço e a experiência dos passageiros, criando um impacto positivo na sociedade.”

“Este projeto é um exemplo claro de como a cooperação B2B impulsiona a inovação – sem ela, nenhum projeto poderia alcançar verdadeiramente o sucesso,” notou Eduardo Vejarano, Account Manager da Switchio.

Artigos relacionados

3ª Session Mobi

Jornal Portugal Mobi Summit - 25 fevereiro 2025

Isaltino de Morais. “Ligações entre Lisboa, Oeiras e Sintra estão em risco de perder milhões do PRR”