Bernardo Trindade

Bernardo Trindade exerceu funções públicas, primeiro como deputado na Assembleia Legislativa da Madeira 2000-2005, e depois como secretário de Estado do Turismo no XVI e XVII governos constitucionais entre 2005-2011, dando um importante contributo no desenho institucional do sector do turismo com a criação do Turismo de Portugal e com a reforma e reorganização espacial das regiões de turismo. Foi responsável ainda pela revisão de toda a legislação do sector, nomeadamente a lei dos empreendimentos turísticos, agências de viagens e animação turística.

Arquitetura institucional ainda em vigor desde 2008.

Licenciado em Organização e Gestão de Empresas pelo ISG – Business and Economic School, frequentou ainda vários programas para executivos da Universidade Católica Portuguesa:

Programa Avançado de Gestão para Executivos, PAFE- Programa Avançado de Finanças para Executivos e o Programa Avançado de Fiscalidade para Executivos. Frequência do Programa de Gestão de Empresas Familiares do INDEG – ISCTE

Bernardo Trindade é atualmente administrador do Grupo PortoBay Hotels & Resorts, um grupo português nascido na ilha da Madeira com 17 hotéis em diferentes geografias (Madeira, Lisboa, Algarve, Porto e Brasil) empregando mais de 1000 colaboradores.

É ainda Administrador da empresa Sweets & Sugar, pertencente ao setor industrial do açúcar e confeitaria na Zona Franca da Madeira.

Entre Abril de 2017 e Dezembro de 2019, foi nomeado pelo primeiro-ministro de Portugal, como presidente da Comissão Executiva da Portugal IN, uma estrutura de missão temporária criada pelo governo português para atrair investimento direto estrangeiro no âmbito do Brexit.

Entre junho de 2017 e junho de 2021, foi administrador não executivo da TAP Air Portugal.

Bernardo Trindade está ainda ligado ao setor associativo na área do turismo, tendo sido reeleito presidente da AHP – Associação de Hotelaria de Portugal a 22.04.25 para o mandato 2025-2027;

Presidente do Conselho Estratégico do Turismo do Porto e Norte de Portugal.

Conselheiro do Conselho Económico e Social (CES) desde dezembro de 2024

Membro do Conselho Geral do Instituto Politécnico do Porto desde abril de 2025

Em resultado do seu percurso, foi distinguido por Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa como “Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique” e pelo XXII Governo Constitucional com a “Medalha de Mérito Turístico”.

Prémio Nacional de Turismo Expresso / BPI - Personalidade do Ano 2024

Patrocinadores