Novo elétrico testado como "táxi" em Curitiba

2019
19-08-2019

Um veículo elétrico, com autonomia de 150 km e designado "e.coTech4" foi fornecido pela startup brasileira Hitech Electric para teste de serviço de "táxi", na cidade brasileira de Curitiba, no estado do Paraná.

O carro elétrico foi produzido para a circulação em centros urbanos, tem capacidade para 4 passageiros, estando a realizar viagens numa experiência que envolve, para já, dois condutores profissionais que se revesam e clientes da aplicação da empresa 99, concorrente da Uber.

Dentro da aplicação, os utilizadores não podem pedir especificamente o carro elétrico para realizar a sua viagem, porque a seleção é feita pelos próprios motoristas selecionados para as duas semanas de operação.

O novo modelo elétrico atinge uma velocidade máxima de 70 quilómetros por hora e pode ser recarregado em tomadas de 110V e de 220V. Tem um preço de venda ao público, a partir dos 69 mil reais, cerca de 15 mil e 600 euros.

A operadora 99 já fez saber que a escolha não foi ao acaso, Curitiba foi selecionada para esta experiência, por ser considerada a cidade modelo em matéria de mobilidade em todo o Brasil.

Recentemente também foi testado em Curitiba, o sistema Via Mobile 360 ADAS, que é um novo sensor de análise de vídeo para tomada de decisão em tempo real, que já tinha sido testado com sucesso na China.

Este equipamento é fabricado pela chinesa Enchi Auto, permite equipar o autocarro com um sistema de quatro câmaras, com capacidade de captar imagens de 360 graus, em redor do veículo, a partir do dispositivo colocado na parte da frente do veículo, intitulado Advanced Driver Assistance Systems (ADAS) que recebe as imagens, identifica e interpreta todas as variáveis envolvidas na condução.

Por exemplo, permite calcular a distancia das faixas de rodagem, o limite de velocidade, a cor dos semáforos e outro tipo de sinalização, pois os dados são combinados com outras fontes, como a geolocalização via GPS e encaminhados para a central do veículo, que é uma plataforma Big Data.

Para já, a 99 admite expandir a parceria com a Hitech Electric e planos para permitir que os motoristas que trabalham com a plataforma, usando carros alugados, tenham a opção de alugar veículos elétricos.

Artigos relacionados

Deloitte defende maior planificação para cidades do futuro

Estacionar no eixo central de Lisboa vai custar até três euros por hora

China arranca poupança energética com renováveis