A marca alemã apresentou esta semana o seu ID.3, o primeiro veículo 100% elétrico com autonomia até 550 km e emissões zero de carbono tanto na estrada como na linha de montagem. O modelo chegará a Portugal em junho com preços a partir de 30.500 euros.
A Volkswagen apresentou finalmente esta semana, no Salão de Frankfurt / IAA 2019, o primeiro veículo 100% elétrico da marca. O ID.3 é o primeiro modelo produzido na nova plataforma modular MEB (Modular Electric Platform) para veículos elétricos com emissões neutras em carbono e uma autonomia elétrica máxima de 420 km (WLTP), com três opções de nível de equipamento na fase inicial.
Todas as versões do ID.3 1ST Edição Limitada estão equipadas com a bateria mais popular, fornecendo uma capacidade de 58 kWh. O objetivo final, porém, é vir a oferecer mais tarde duas opções – uma bateria mais pequena com capacidade de 45 kWh (autonomia máxima de 330 km) e outra maior com uma capacidade de 77 kWh e uma autonomia máxima de 550 km. Graças à sua capacidade de carregamento rápido, com uma potência de carga de 100 kW, é possível recarregar o ID.3 1ST Edição Limitada em 30 minutos para proporcionar uma autonomia de 290 km (WLTP).
Apesar de por fora não ser muito diferente de um VW Golf, o espaço no interior do ID.3 é muito mais amplo e quase comparável aos carros de gamas mais elevadas. E isso porque o motor de combustão foi removido, estando agora o motor elétrico instalado no eixo traseiro do automóvel.
[caption id="attachment_3394" align="alignnone" width="571"]

Com um sistema de baterias de três capacidades, o modelo da VW oferece autonomia até 550 km.[/caption]
Tecnologia de ponta é, obviamente, a aposta deste modelo, começando logo pelo Keyless Entry e pelas luzes LED dos faróis que se acendem, mal o proprietário de aproxima do automóvel. Assistência de travagem de emergência, monitorização de peões, sistema de ajuda para manter o veículo na estrada ou assistente de estacionamento com câmara de visão traseira são algumas dos auxílios à condução existentes no ID.3.
Este modelo elétrico conta também com um ecrã de 10 polegadas, posicionado no centro, permitindo ao condutor ter um fácil acesso a todas a informações do carro. Tem também uma bagageira com capacidade para 380 litros. O preço da versão de entrada fica pelos 30.500 euros, estando a sua chegada ao mercado português prevista para o verão de 2020.
[caption id="attachment_3395" align="alignnone" width="559"]

O espaço no interior do ID.3 é mais amplo e quase comparável aos carros de gamas elevadas.[/caption]
As principais características do ID.3 resumidas em 12 pontos:
- Autonomia: com um sistema de baterias de três capacidades, oferece autonomias até 550 km
- Carregamento: carrega, em 30 minutos, cerca de 290 km de autonomia (WLTP) com uma potência de carga de 100 kW.
- Preço: a versão base do ID.3 tem um preço a partir de 30.500 Euros em Portugal.
- Sustentabilidade: bateria, linha de montagem e produção - o ID.3 é o primeiro modelo da Volkswagen com emissões zero de CO2.
- Dimensões: comprimento, 4.261 mm; largura 1.809 mm; altura1.552
- mm; distância entre eixos 2.765 mm
- Porta bagagens: 385 litros
- Velocidade máxima: 160 km/h
- Garantia: oito anos ou 160.000 km para as baterias
- Peso em vazio: 1.719 kg
- Diâmetro de viragem: 10,2 metros
- Jantes: 18 polegadas (1ST Edição Limitada), 19 e 20 polegadas
- Início da comercialização em Portugal: a partir da primavera de 2020
Inscreva-se já Consulte aqui o Programa