Fábrica centenária é a primeira da Volvo Cars a alcançar as zero emissões

2021
15-10-2021

De uma oficina de panelas e fogões, em 1868, até uma fábrica de motores que atingiu o impacto climático neutro, esta é a história resumida de uma grande viagem no tempo.

De uma oficina de panelas e fogões, em 1868, até uma fábrica de motores que atingiu o impacto climático neutro, esta é a história resumida de uma grande viagem no tempo.

Em 1868, a Sköfde Gjuteri & Mechanical Workshop, fundada pelo sueco John G. Grönvall, era uma pequena oficina, na cidade de Sköfde, na Suécia, com 25 funcionários a produzir caldeiras, panelas, fogões, arados e debulhadoras. Hoje, passados mais de 150 anos, esta é a primeira fábrica do grupo Volvo Cars a atingir o impacto climático neutro das suas operações. Vale a pena, por isso, conhecer a história desta unidade fabril que, a partir de 1907, passou a produzir motores com apenas um cilindro e três cavalos. Essa foi a mudança que atraiu a atenção de Assar Gabrielsson, um dos fundadores da Volvo. Em 1925, o industrial sueco visitou as instalações e gostou imediatamente do que viu diante dos seus olhos. A produção de motores para modelos Volvo viria assim para Skovde pouco tempo depois. Em 1931, a AB Volvo - mais tarde Volvo Cars - comprou uma parte maioritária da empresa, abrindo um novo ciclo para a fábrica de motores, que acabaria por se afirmar como uma das mais importantes a nível mundial. Em janeiro de 2018, a Volvo Cars anunciou que esta fábrica foi a primeira, em todo o grupo a alcançar a neutralidade carbónica, constituindo também uma das poucas, na Europa, com esse estatuto. Em Skövde, cidade da província da Västergötland, a Volvo Cars estabeleceu um acordo com um fornecedor local que assegura que todo o calor utilizado na fábrica provém da incineração de resíduos, de biomassa e de biocombustíveis reciclados. A unidade já utiliza, tal como as restantes fábricas europeias da marca, eletricidade gerada por fontes renováveis desde 2008. A meta da Volvo Cars, aliás, é atingir, a partir de 2025, o impacto climático neutro de todas as suas operações a nível mundial. Percorra a galeria de imagens e viaje na história desta fábrica da Volvo Cars. [gallery columns="3" link="file" size="full" ids="8704,8703,8705,8710,8706,8707,8708,8712,8709"]

Artigos relacionados

Experiências de Mobilidade atraíram mais de 4 mil pessoas ao Passeio Marítimo de Carcavelos

Andrea San Gil León: "A mobilidade é uma ferramenta importante para reduzir a iniquidade e a pobreza"

Finlândia. O povo mais feliz do mundo anda de transportes públicos