A incerteza económica não pode ser pretexto para adiar políticas de combate às alterações climáticas

2022
30-09-2022

Afonso Camões, secretário-geral do Global Media Group, inaugurou esta manhã o Portugal Mobi Show, no Hub Criativo do Beato, em Lisboa, e lembrou que apesar da guerra, da crise energética e das previsões de recessão económica, estes são também tempos de oportunidade e transformação para a mobilidade.

"Inauguramos o Portugal Mobi Show com a consciência que o setor automóvel vive um momento de enormes desafios", afirmou Afonso Camões, secretário-geral do Global Media Group (GMG), ao abrir o evento que marca o terceiro dia da edição deste ano do Portugal Mobi Summit. Mas, no lançamento de "um novo polo daquele que é um evento de referência a nível europeu", o representante do GMG quis focar-se nas oportunidades que surgem em tempos difíceis.

Para Afonso Camões, a aceleração da mobilidade elétrica e o reforço de novas tendências como o uso da bicicleta como meio de mobilidade elétrica são dois exemplos destas oportunidades. A este propósito, o secretário-geral do GMG lembrou que, com três milhões de unidades produzidas anualmente, Portugal é atualmente um dos líderes de produção de bicicletas, com uma "indústria vocacionada para a exportação e para a liderança de mercado". 

Assumindo que viver tempos de transformação como o atual "é um privilégio que a História nos dá", Afonso Camões aproveitou ainda para deixar uma mensagem aos decisores políticos: "A guerra, a crise energética e a incerteza económica não pode ser pretexto para travar políticas ambientais de combate às alterações climáticas". 

Artigos relacionados

As cidades podem ser geridas como "start ups"

Suécia inova com prédios de madeira contra a poluição

De telhados arrefecidos a fachadas “verdes”: 40 cidades lutam em rede contra as ondas de calor