Motivações e incentivos para a mobilidade elétrica em debate esta quinta-feira

2022
06-09-2022

Responsáveis da EDP, UVE, LeasePlan e Jaguar Land Rover discutem esta quinta-feira as vantagens, problemas e incentivos públicos para a mobilidade elétrica. Assista à emissão a partir das 10:00h em www.dn.pt

Quais as verdadeiras motivações para a compra de veículos elétricos? E que papel têm ainda os incentivos públicos para apoiar essa tomada de decisão?

Num momento em que os portugueses aderem de forma crescente e consistente à mobilidade elétrica, o Portugal Mobi Summit reúne em mais uma sessão de debate quatro responsáveis com uma palavra a dizer sobre este tema. São eles Gonçalo Castelo Branco, diretor de Mobilidade Inteligente da EDP Comercial, Antonio Oliveira Martins, Director Geral da LeasePlan Portugal, Henrique Sanchez , Presidente do Conselho Diretivo da UVE, e Francisco Nunes, Coordenador do Mercado Português da Jaguar Land Rover.

A emissão do quinto debate do Portugal Mobi Summit 2022 pode ser seguida esta quinta-feira a partir das 10:00h em www.dn.pt.

O mercado português está no top 5 europeu no que diz respeito à compra de veículos elétricos face ao total das vendas automóveis numa tendência que se tem acentuado nos últimos três anos.

Os incentivos públicos, fiscais e não só, para a aquisição deste tipo de veículos em Portugal também contribuiram para esta expansão da mobilidade elétrica. O último ano foi mesmo o mais generoso neste capítulo, com o Estado a conceder 4 mil euros por veículo ligeiro ou mesmo 6 mil para ligeiros de mercadorias.

Também as bicicletas elétricas beneficiaram de uma comparticipação de 50% do seu valor até 1500 euros. Porém, os subsídios não são 100% garantidos, na medida em que dependem de uma candidatura que pode ou não ter cobertura orçamental.

Artigos relacionados

Marcas automóveis garantem que eletrificação vai acelerar em Portugal até 2030

Empresas como agentes de mudança social

“A covid criou um desafio enorme para o transporte público”

Patrocinadores