Cidades nortenhas querem formar primeira região neutra em carbono da Europa

2023
07-11-2023

Os municípios que integram o consórcio Be.Neutral comprometem-se a desenvolver e testar soluções de mobilidade neutras em carbono em oito cidades nortenhas, com apoios financeiros do PRR.

Oito municípios nortenhos estão empenhados em formar a primeira região neutra em carbono da Europa. O compromisso com uma agenda de descarbonização foi assumido há dias no primeiro Conselho de Cidades Be.Neutral pelos autarcas de Braga, Guimarães, Viana do Castelo, Oliveira de Azeméis, Matosinhos e Vila Nova de Famalicão que integraram um consórcio criado para o efeito. O Porto e Vila Nova de Gaia também fazem parte da rede.

Os representantes daquelas cidades comprometeram-se em manter a estreita colaboração com o consórcio Be.Neutral, tornando-se pioneiras no teste e na adoção de novas soluções de mobilidade urbana neutra em carbono. Estamos a falar de carros, autocarros e bicicletas. Mas também de outros serviços, nomeadamente, a plataforma SaaS (Sustainability as a Service), que permite quantificar e valorizar as emissões de carbono evitadas com o uso destes novos modos de mobilidade, gerando ativos ambientais transacionáveis.

O Be.Neutral assume-se como uma agenda verde no âmbito das Agendas de Inovação Empresarial do PRR (Programa de Recuperação e Resiliência) que visa acelerar a redução das emissões de carbono nas cidades, através do desenvolvimento de novos produtos e serviços de mobilidade sustentável, criados a partir de Portugal, para o mundo.

As estimativas deste projeto “apontam para uma redução de 600 mil toneladas nas emissões de CO2, até 2030, o que representa uma poupança de 60 milhões de euros”, refere o consórcio numa nota à imprensa. Para atingir aquelas metas, as cidades são parceiros essenciais para passar da teoria à prática.

O Be.Neutral é liderado pela NOS Comunicações, num consórcio que envolve as oito cidades do Norte e cerca de 40 empresas e entidades do Sistema Científico e Tecnológico, entre as quais a Salvador Caetano, a Simoldes, a TMG, a EDP, a Siemens e os CTT.

Enquanto presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, António Cunha, presidiu o conselho de cidades e sugeriu a estreita colaboração entre os municípios com o objetivo de criar a primeira região neutra em carbono da Europa.

Da parte do CeiiA, Catarina Selada, congratulou-se pelo facto de o trabalho de proximidade entre a Be.Neutral e os municípios já ter sido iniciado com as comunidades, nomeadamente com as escolas, com várias ações que pretendem potenciar a introdução de novos comportamentos e a utilização dos produtos e serviços desenvolvidos, para que possam ter, de facto, um papel transformacional nas cidades”.

Uma visão que também foi reforçada por Marco Granja, em representação da NOS – líder do consórcio Be.Neutral – que apelou à “participação ativa dos municípios, não só na implementação dos diferentes projetos-piloto, como na apresentação de propostas de interligação entre si”.

Artigos relacionados

Lisboa mobilizada para as duas rodas

Exportações europeias de automóveis batem recorde

Lisboa cria parques de estacionamento gratuitos para quem usa cartão Navegante

Patrocinadores