Tom Burke: “A Europa está a esforçar-se mais do que o resto do mundo, mas é insuficiente”

2023
29-11-2023

Tom Burke, co-fundador da E3G, “Third Generation Environmentalism”, disse, esta manhã de quarta-feira, ao final da manhã do Portugal Mobi Summit 2023, que está a decorrer em Cascais, que “a Europa está a esforçar-se mais do que o resto do mundo” no que diz respeito aos desafios climáticos, mas é "insuficiente".

Tom Burke considera que estamos mais perto do "fracasso da política climática do que do sucesso".  “Penso que a Europa está a esforçar-se mais do que a maior parte do resto do mundo, mas não está a fazer o suficiente e a maioria do resto do mundo definitivamente não está a fazer o suficiente. Então, atualmente estamos muito mais no caminho para o fracasso da política climática do que para o sucesso da política climática”, acredita.

O especialista alerta ainda para o facto de  "não termos um problema com as tecnologias, mas com a política".  “Temos um problema com a política, com a tomada de decisões coletivas, que pode fazer uso das tecnologias que estão cada vez mais acessíveis e mais baratas”, sublinha.

Tom Burke defende ainda que o futuro das indústrias de mobilidade dependerá do "sucesso ou fracasso das alterações climáticas". “Se conseguirmos lidar com as alterações climáticas, estaremos a afastar-nos dos combustíveis fósseis em direção à eletricidade, impulsionando em grande parte a mobilidade. Se falharmos, estaremos num mundo onde o norte do Mediterrâneo, até 2035, passará por longos períodos de 40 graus e isso mudará completamente o padrão, por exemplo, de toda a indústria turística. O sucesso ou o fracasso terão uma enorme importância para as indústrias de mobilidade", referiu.

Artigos relacionados

Alemanha insiste nos transportes baratos

Portugal precisa de novas soluções para nos movermos

Transportes Metropolitanos de Lisboa simplifica passes sociais para empresas