pms-logo-branco.svg
pms-logo-cores.svg

Jeep: os SUV elétricos a caminho das estrelas

A marca do grupo Stellantis tem um plano para ser líder de mercado mundial nesta gama. Apresentou agora os dois novos SUV 100% elétricos – Jeep Recon e Wagoneer, com nome de código Wagoneer S – e confirmou que o novo Jeep Avenger 100% elétrico será lançado na Europa no início do próximo ano

Jeep: os SUV elétricos a caminho das estrelas

A Jeep, marca norte-americana do grupo Stellantis (nome com origem latina e que significa "iluminar com estrelas"), apresentou um plano para a sua próxima geração de modelos 100% elétricos 4xe como parte da sua transformação sustentável, com o objetivo de ser líder na gama dos SUV eletrificados no mundo, segundo referiu o comunicado de imprensa. Fazendo jus ao nome do grupo que fundiu a francesa Peugeot SA com a italiana Fiat Chrysler Automobiles NV, a Jeep está a apontar para as estrelas.

Aproveitando o sucesso do Jeep Wrangler 4xe, o veículo híbrido plug-in (PHEV) mais vendido nos Estados Unidos, e o recentemente apresentado Grand Cherokee 4xe, a marca está a desenvolver uma ampla gama de produtos eletrificados, especificamente desenvolvidos para aumentar as suas capacidades e expandir o seu alcance.


Getty Images/iStockphoto |

A marca irá, assim, introduzir quatro propostas SUV totalmente elétricas nos Estados Unidos e na Europa até ao final de 2025. No passado dia 8 mostrou as primeiras imagens de dois SUV 100% elétricos – o novo Jeep Recon e um novo Wagoneer, com nome de código Wagoneer S – que irão chegar ao mercado norte-americano e a outras regiões do planeta, ao mesmo tempo que confirmou que o novo Jeep Avenger 100% elétrico será lançado na Europa no início do próximo ano, na sequência da sua apresentação no Salão Automóvel de Paris, já no próximo dia 17 de outubro. 

Este anúncio surge semanas depois de outra marca norte-americana do grupo, a Dodge, ter dado um passo de gigante no seu caminho rumo a um futuro eletrificado, ao apresentar ao mundo o Dodge Charger Daytona SRT, um conceito que rompe com o estabelecido e reimagina o potencial futuro de um veículo 100% elétrico a bateria (BEV).

Já outra marca do Stellantis, a Ram, especializada em "pick-ups" irá partilhar as suas tão aguardadas novidades sobre a “Ram Revolution EV”, em novembro. A promessa é servir a próxima geração de clientes com um portefólio de produtos que cumpre as suas reais exigências, através de um conjunto mais completo de tecnologia, com maior autonomia, potência, produtividade e funcionalidades.

Entretanto, a Chrysler anunciou que irá lançar o seu primeiro BEV até 2025 e oferecerá uma gama de modelos totalmente elétricos até 2028. O Chrysler Pacifica Hybrid, o primeiro e, para já, único híbrido plug-in do segmento, oferece uma autonomia totalmente elétrica superior a 48 quilómetros, equivalente a cerca de 2,9 l/100 km e uma autonomia total superior a 800 quilómetros.

Stellantis investe 30 mil milhões em elétricos

O grupo Stellantis anunciou planos de investimento superiores a 30 mil milhões de euros, entre 2021 e 2025, em eletrificação e desenvolvimento de software, incluindo investimentos de capital próprio realizados em joint-ventures para financiamento das suas atividades, ao mesmo tempo que pretende continuar a ser 30% mais eficiente do que o setor no que diz respeito ao total dos gastos Capex e de P&D, face às receitas.

O plano sustentável do grupo é de alcançar a neutralidade carbónica até 2038, passando por uma redução de 50% das emissões de carbono até 2030, face aos parâmetros de 2021.

O grupo Stellantis pretende conseguir que 100% das suas vendas de automóveis de passageiros na Europa e 50% das vendas de ligeiros elétricos e camiões ligeiros nos EUA sejam elétricos a bateria (BEV), até ao final desta década. O plano é ter mais de 75 BEV e alcançar um volume de vendas anual global de BEV de cinco milhões de veículos até 2030.

Outras das marcas icónicas do Stellantis são, para além das já referidas, a Alfa Romeo, SRT, Opel e Vauxhall, Mopar, Maserati, Leasys, Lancia e os que deram origem à fusão, Peugeot e Fiat. 

 

 

portugalmobisummit2022
noticias-2022
rectangulo-icon
rectangulo-icon