
Cascais quer gerir comboios da Linha e torná-los gratuitos
Nuno Piteira Lopes revelou que quer ganhar a concessão da Linha de Cascais em conjunto com Oeiras e Lisboa. Os municípios já estão alinhados neste propósito, disse esta quarta-feira no Mobi Summit. E a ideia é tornar as viagens gratuitas, revelou o presidente eleito de Cascais.
O município de Cascais quer explorar a linha de Cascais em conjunto com Oeiras e Lisboa, revelou esta quarta-feira o presidente eleito da Câmara Muncipal de Cascais, Nuno Piteira Lopes, num painel do Mobi Summit sobre a mobilidade na zona ocidental da área metropolitana de Lisboa. E, tal como inovou há vários anos com a oferta da gratuitidade do transporte público rodoviário, "também queremos comboio gratuito para os residentes em Cascais", assumiu.
"Os presidentes dos três municípios estão completamente alinhados neste propósito e já solicitaram uma reunião ao ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz", garantou Nuno Piteira Lopes. Em causa está a gestão da exploração comercial. Uma porta que se abriu com uma recente alteração legislativa do atual governo, que permite a concessão da exploração comercial a outras entidades que não a CP.
Numa assunção de que o serviço de que a CP presta atualmente não está a servir da melhor maneira os interesses dos munícipes da chamada Linha de Cascais, o autarca referiu que se trata de negociar um contrato de concessão com uma empresa conjunta a criar entre estes municípios.
E um exemplo citado por Nuno Piteira Lopes é o do tratamento das estações. "Elas precisam de ser cuidadas, não estão suficientemente cuidadas, e a gestão de proximidade feita pelos municípios é mais eficaz", disse.
"Não sei se a CP não tem vocação para isso, mas os municípios, por estarem mais próximos, têm mais capacidade de gerir", disse quando questionado sobre se a CP não estava a fazer bem o seu trabalho.