
Autocarro turco escolhido para 50 articulados a gás no Porto

A UBSI Europa foi a opção escolhida em concurso público internacional, para a aquisição de meia centena de viaturas articuladas de transporte de passageiros, no valor de 21 milhões de euros, com opção de compra de mais 10 o que representaria um total de custo perto dos 25 milhões.
Importadora da Otokar, um dos principais fabricantes turcos de autocarros, que irá produzir estes novos veículos da STC, a portuguesa UBSI Europa, com sede em Lisboa foi a opção escolhida no concurso internacional lançado a 30 de julho para a aquisição dos 50 veículos articulados, tal como confirma a publicação na Vortal, a plataforma eletrónica de contratação publica que digitaliza todos processo de aquisição de bens, serviços e obras por entidades do estado.
O valor global do contrato adjudicado é de 20 milhões 795 mil euros para fornecer 50 viaturas movidas a gás natural ou biometano, mas caso a STCP decida avançar com a opção para aquisição de mais 10, o valor final de contrato passa a ser de 24 milhões 954 mil euros.
A entrega desta novas viaturas de 18 metros, com tipologia de articulado vai ser faseada, entre final de 2026 e o primeiro trimestre de 2027 e pretendem substituir a frota de 49 articulados, composta por 20 a diesel e 29 a Gás Natural Comprimido, com o objetivo de renovação para uma prestação de serviço público mais eficiente do ponto de vista ambiental e económico, garante a STCP em comunicado.
A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto realça ainda que a empresa vencedora do concurso é reconhecida por trabalhar com algumas das principais marcas do setor e atua como centro de assistência autorizado de Solaris, Otokar, Iveco, Mercedes-Benz, DAF, MAN e Scania. Além de ser a importadora responsável da Otokar, um dos principais fabricantes turcos de autocarros, que irá produzir estes novos veículos da STCP.