
Elétrico português BEN já pode percorrer estradas de toda a Europa

O BEN é o e-Car desenvolvido pelo CEIIA - Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto, que acaba de receber o certificado de homologação da União Europeia e a partir de agora, já pode ser conduzido em toda a Europa.
As primeiras viagenss do BEN começaram a ser testadas nas estradas da Europa e Portugal é a partir de 18 de dezembro de 2025, um construtor europeu de veiculos elétricos acessíveis e sustentáveis, depois deste projeto desenvolvido no CEIIA, ter recebido o certificado de homologação da União Europeia.
O processo foi longo e exigente e esteve a cargo do IDIADA (em Espanha), mas finalmente obteve a homologação que lhe permite ser conduzido em toda a Europa, a partir de agora.
O BEN é um e-car pequeno, acessível e sustentável, desenhado para ser usado e transacionado como serviço e é o primeiro a ser equipado com um contador de emissões evitadas CO2, capaz de compensar as emissões de carbono de produção durante o seu uso por meio da tecnologia AYR (vencedora do Prémio Bauhaus Europeu de 2021).
Após esta primeira fase de desenvolvimento que termina agora com o certificado de homologação, o próximo passo será a produção de uma primeira série de e-cars na BEN Garagem do CEiiA, em Matosinhos.
Depois da construção de lotes de edições limitadas do e-car, customizadas a várias aplicações previstas, haverá um período para evolução do produto e da unidade industrial, pilot plant BEN, com capacidade para produção de 200 unidades por ano.
O objetivo é claro, iniciar a produção em larga escala em 2026 em vários sitios de produção em Portugal e na Europa, estando em curso processos de negociação para que em 2030 se esteja a produzir de forma descentralizada 20.000 unidades por ano e com um preço a partir dos 8.000€.
Para Helena Silva, Administradora e CTO do CEiiA, “com o BEN, Portugal é, a partir de agora, um construtor de mobilidade europeu. Criámos o BEN como resposta da Europa a um novo modelo social inclusivo que passa por e-cars mais acessíveis, pequenos e sustentáveis. O BEN está, assim, alinhado com a iniciativa “Small and Affordable e- car” lançada pela Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen com o objetivo de criar um carro do futuro europeu.”
Este veiculo é uma das principais concretizações da Be.Neutral, a Agenda Mobilizadora para a Inovação Empresarial Verde, uma das 52 integradas no Plano de Recuperação e Resiliência, geridas pelo IAPMEI.
Em particular, esta agenda é liderada pela NOS, envolve 40 parceiros, entre os quais o CEiiA e oito municípios do Norte do país, com destaque para Guimarães, que será a capital europeia verde em 2026.
O CEIIA explica em comunicado, que o BEN foi concebido através da integração de uma plataforma digital, a SPIRIT, concebida para evoluir de forma contínua com a integração de novas funcionalidades e de uma plataforma física, a BODY, com uma arquitetura simples e modular que permite a adaptação a qualquer aplicação e possibilita a sua utilização em vários serviços de mobilidade.
De realçar que a plataforma digital SPIRIT, é uma camada de software externa ao veículo (out-of-car), com funcionalidades como: identificação e customização ao utilizador através de sistemas biométricos, também acesso ao e-car por chave digital partilhada pela comunidade e permite a configuração do veículo ao serviço, a parti de inteligência e data analytics e com Digital Twin do veículo em tempo real.
A plataforma foi desenvolvida para promover uma integração plena entre veículos, utilizadores e infraestruturas, permitindo ainda a quantificação e monitorização das emissões de carbono evitadas em tempo real.
Já a plataforma física que o CEIIA intitulou de BODY, é uma estrutura modular leve baseada num “skate” (2,50mx 1,50mx1,52m), com um interior flexível, um espaço multiconfigurável (até 3 lugares e entre 100L e 400L de capacidade) e preparada para condução autónoma.
É dada como uma plataforma acessível e adaptável a qualquer aplicação, desde transporte de passageiros, pequenas entregas, entre outros.









