Elétrico em via dedicada vai ligar Lisboa a Loures em 2028

Notícias (geral)
03-04-2025

O Terreiro do Paço, em Lisboa, e o Parque Tejo, em Loures, vão ficar ligados a partir de 2028 através de um elétrico em canal dedicado, o 16E. O projeto foi apresentado esta terça-feira pela ministra do Ambiente e os autarcas dos dois municípios e custará 160 milhões de euros

É uma promessa com algum tempo, mas a apresentação formal do projeto de ligação por um elétrico de nova geração dos muncípios de Lisboa e Loures avançou esta semana. A contratação do projeto está prevista para este ano e o início da execução em 2026.

Para 2027 está planeado o início da obra, com o início da operação reservado para 2028, revelou Filipe Anacoreta Correia, vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, com o pelouro da Mobilidade, na apresentação do projeto, no dia 1 de abril.

O 16 E foi apresentado esta terça-feira no Parque das Nações, com a presença dos presidentes de Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, e de Loures, Ricardo Leão, e da ministra do Ambiente, Maria da Graça Carvalho.

A operação do Elétrico 16E, com início previsto para 2028, deverá transportar entre 7,6 a 8,1 milhões de passageiros por ano.

Com uma extensão total de 12 quilómetros, divididos por 18 estacões, o novo elétrico pretende ser mais sustentável e económico, segundo sublinharam os responsáveis.

Citada pela Lusa, a ministra do Ambiente, Maria Graça Carvalho, sublinhou o facto de este novo elétrico servir as pessoas que até agora têm "poucas alternativas ao transporte individual, face à resposta insuficiente que encontram em termos de transporte público". "Graças ao elétrico 16, cuja operação deverá ter início em 2028, entre 7,6 e 8,1 milhões de passageiros, por ano, terão acesso a um meio de transporte mais rápido, mais direto e mais barato", apontou.

O elétrico 16 E integra-se no desenvolvimento do projeto designado 'Linha Intermodal Sustentável (LIOS)', que também deveria integrar o concelho de Oeiras, sem data prevista de conclusão. Neste caso, e, segundo os planos avançados por Oeiras, o objetivo é fazer a ligação entre Algés, local que já é servido por elétrico, e o Estado do Jamor, passando por várias freguesias do concelho.

 

Artigos relacionados

Governo aprova Novo Regime de Mobilidade Elétrica

Renault Alpine em versão elétrica. Marca promete mais dois novos modelos

Powerdot investe meio milhão de euros em Hub de inovação no Porto

Patrocinadores