
Português percorre 5 000 kms em roadtrip elétrica até Munique

Ricardo Oliveira, lider da World Shoppers, iniciou viagem de 5 mil kms de Portugal à Alemanha, para demonstrar que é possível ir desde o canto mais ocidental da Península Ibérica, até ao coração da Europa, ao volante de um veiculo 100% elétrico.
Português, fundador do World Shoppers, mentor do projeto Viver Elétrico e responsável pelo estudo Automotive 260º Vision que deixa pistas sobre o futuro da industria automóvel com base em ensaios reais.
Chama-se, Ricardo Oliveira e cumpre mais uma etapa nas experiências na área da mobilidade iniciada esta quinta-feira, dia 4 de setembro, de Lisboa com objetivo de chegar a Munique dentro de 4 dias, a tempo da abertura da feira internacional IAA Mobility 2025, prevista arrancar no próximo dia 8 de setembro.
O português calcula que vá regressar só a 12 de setembro, demonstrando na prática como é possível percorrer mais de 5000 quilómetros pela Europa em veículos 100% elétricos, utilizando exclusivamente a app miio para planear e efetuar carregamentos.
Ao volante de um Opel GRANDLAND GS Electric (210cv, bateria de 73kWh), Ricardo Oliveira pretende atravessar Espanha, França e Alemanha, mostrando como os veículos elétricos são uma opção viável e confortável para longas distâncias, prevendo um itinerário que inclui paragens em Valência, Périgueux, Besançon, Munique, Saragoça e Lisboa.
Desde 2017 que é mentor do projeto Viver Elétrico e realiza este tipo de roadtrips com o objetivo de desmistificar receios, ainda comuns, sobre os veículos elétricos, como a falta de autonomia para viagens longas ou a inexistência de infraestrutura de carregamento e através da sua experiência garante ter demonstrado como é possível planear viagens eficientes e sem sobressaltos.
Para a miio, esta colaboração reforça a missão de tornar a mobilidade elétrica mais simples, conveniente e transparente, contribuindo para educar os consumidores e consolidar a app como a plataforma europeia de referência para carregamento elétrico.
Em comunicado, Daniela Simões, CEO e cofundadora da miio refere que “acreditamos que a mobilidade elétrica precisa de exemplos práticos e inspiradores que mostrem aos condutores que, hoje, já é possível atravessar a Europa num veículo 100% elétrico, com confiança e sem complicações. Esta parceria com o Ricardo Oliveira e a equipa Viver Elétrico permite-nos juntar experiência, credibilidade e tecnologia para dar esse exemplo”.
Já o condutor, Ricardo Oliveira frisa que “para que os veículos elétricos cheguem verdadeiramente às massas, é essencial informar as pessoas com dados reais, factuais e objetivos. Estas roadtrips internacionais são o palco ideal para o Viver Elétrico desmistificar os mitos associados a todo o tipo de viagens em veículos elétricos e fazer Lisboa-Munique apenas com a app da miio que é uma plataforma que tem como missão simplificar a mobilidade elétrica, demonstrará, na prática, que é cada vez mais fácil, rápido e agradável viajar em veículos elétricos.”
Para esbater mitos realçam ainda em comunicado o que chamam de factos sobre viagens longas em veículos elétricos. Como a autonomia, uma vez que o Opel Grandland GS utilizado nesta viagem tem até 523 km de autonomia, mais do que suficiente para percorrer troços de estrada entre carregamentos planeados.
É ainda adiantado que a rede de carregamento está em expansão e a app miio dá acesso a mais de 500.000 pontos de carregamento em toda a Europa, permitindo localizar, comparar preços e pagar carregamentos sem complicações.
Quanto ao tempo de carregamento é sublinhado que em estações de carregamento rápido é possível recuperar até 80% da bateria em cerca de 30 minutos ( o tempo ideal para uma pausa durante a viagem).
Sobre os custos de energia versus combustível, é dito que em média, carregar um carro elétrico em viagem pode ser até 40% mais económico do que abastecer um veículo a combustíveis fósseis.
Há ainda uma palavra para a sustentabilidade, uma vez que viajar em modo elétrico reduz significativamente a pegada de carbono da viagem e é adiantado que só nesta roadtrip Lisboa–Munique–Lisboa, estima-se uma poupança de mais de 600 kg de CO₂, em comparação com um carro equivalente a gasolina.