
Testes com veículos autónomos vão poder realizar-se em Portugal
Finalmente existe já uma proposta de regulamentação para ensaios com veículos autónomos e semi-autonomos não tripulados. Foi entregue pelo IMT ao Governo e aguarda-se a sua aprovação para breve, disse o presidente do IMT, João Caetano, esta quinta-feira na Mobi Summit.
Os testes de veículos autonónomos em Portugal estão mesmo ao virar da esquina. O Governo já recebeu da parte do Instituto da Mobilidade e Transportes (IMT) uma proposta de regulação para os ensaios com veículos autónomos ou semi-autónomos, disse o seu presidente à margem da conferência do Portugal Mobi Summit, esta quinta-feira.
Joao Caetano acredita que, uma vez aprovado aquele diploma será rápida a sua efetivação. Este passo agora em curso responde a reivindicações de vários centros de investigação e de empresas que já operam neste domínio há vários anos e que não tinham contexto favorável para se desenvolverem em Portugal. Estamos a falar de drones, mas também de veículos automóveis ou pequenas aeronaves em fase de desenvolvimento.
O presidente do IMT considera que o enquadramento legal para esta atividade vai contribuir para acelerar a inovação dos centros de centros de investigação muito empenhados neste tema, como é, por exemplo, o caso do CEiiA.









