

Rui Pedro Gaspar Lopo
Rui Pedro Gaspar Lopo, nascido em 7 de maio de 1976 no Barreiro, é vogal do concelho de administração da empresa Transportes Metropolitanos de Lisboa com responsabilidades mais emergentes nas áreas de Gestão de Contratos (operação rodoviária da Carris Metropolitana) e nas áreas de Marketing e Comunicação, Comercial e Cliente.
Entre 2017 e 2021 assumiu responsabilidades de direção de logística e comercial na Sogenave SA.
Entre 2009 e 2017 exerceu funções de vereador na Câmara Municipal do Barreiro, com responsabilidades nas áreas da mobilidade e dos transportes, ambiente, planeamento, urbanismo, regeneração urbana, e tecnologias de informação.
Fez parte do grupo coordenador da Estratégia Nacional de Combate às Alterações Climáticas 2020 e do grupo de trabalho interministerial para a promoção da bicicleta e outros modos suaves.
Geriu, enquanto vogal executivo, os Transportes Coletivos do Barreiro entre 2009 e 2017.
Entre 1998 e 2000 e depois entre finais de 2001 e 2009 esteve ligado ao sector das telecomunicações, primeiro na OPTIMUS SA e depois na ONI TELECOMUNICAÇÕES SA, onde adquiriu uma ampla experiência profissional no setor, sendo destacado para vários projetos e funções com múltiplos níveis de report, das quais se podem sublinhar, a direção e coordenação de iniciativas comerciais nacionais de diferentes posicionamentos e segmentos e a implementação de iniciativas estruturantes de fidelização e retenção de clientes.
Frequentou o 4º ano da licenciatura em matemática e ciências da natureza, mas nunca exerceu as funções de professor. Foi assistente de investigação em ecologia aplicada. Atualmente frequenta a licenciatura em Marketing Management.
Tem como hobby a observação e estudo de aves, em particular aves de rapina, tendo participado em vários projetos de investigação e conservação, assim como pertencido a órgãos sociais de associações ligadas a esta temática.