Boleias partilhadas disparam com o aumento dos combustíveis

2022
20-06-2022

A subida dos preços da gasolina e do gasóleo está a provocar um aumento exponencial da procura de sistemas de boleia partilhada. Uma das empresas - o Boleias.net - registou um crescimento de 82%

As boleias partilhadas já eram utilizadas pelos professores, mas agora estão a ter a adesão de outras profissões por causa do aumento do preço dos combustíveis, revela uma notícia do jornal Público.

Uma das empresas -  o Boleias.net - registou um crescimento de 82%.

Em aplicações ou sites criados para o efeito, o condutor estipula previamente um valor e o passageiro adere ou então é acordado entre um grupo de condutores a alternância do veículo entre condutores de zonas próximas. Uma consulta ao site Boleias.net permite perceber alguns valores competitivos que tornam a boleia partilhada atraente face ao transporte público ou ao uso individual do carro pessoal. Por exemplo, numa viagem Lisboa-Vilar Formoso, que representa um percurso de 351 km, um condutor oferece 3 lugares pelo preço de 15 euros cada um - o preço dos comboios começa a partir dos 26 euros, só para ter uma comparação.

Noutro caso, uma conduta que vai fazer Évora-Portalegre disponibiliza 3 lugares no seu automóvel pelo preço de 5 euros cada um. Num percurso pouco superior a 100 km, o preço por pessoa num autocarro da rede Expresso é a partir de 15 euros. 

Como explica o artigo do Público, nesta "partilha de custos", além da diferença de preços entre os bilhetes de comboio ou o autocarro e as boleias, a falta de oferta dos transportes públicos em longas distâncias é outro dos motivos que leva os utilizadores a recorrer a este tipo de sistema.

 

Rute Coelho

Artigos relacionados

KINTO quer soluções de mobilidade ajustadas às necessidades de cada momento

Sempre quis ser piloto de corridas? Venha ao Mobi Show, no Hub Criativo do Beato

"Sem ciência não vamos conseguir mudar absolutamente nada"

Patrocinadores