
EDP vai instalar 450 postos de carregamento elétricos nos supermercados espanhóis Ahorramas

A EDP e a Ahorramas assinaram um acordo que vai permitir a implantação de 450 postos de carregamento de veículos elétricos em 140 parques da cadeia espanhola de supermercados de proximidade
A elétrica portuguesa e a rede de supermercados de proximidade Ahorramas, em Espanha - especializada em produtos frescos de qualidade - chegaram a um acordo para a instalação de 450 postos de carregamento em localizados em 140 parques de lojas da Ahorramas no país vizinho, comunicaram as duas empresas esta segunda-feira.
O diretor do departamento de Mobilidade Sustentável da EDP, Javier Martinéz Rios, destacou que "graças ao acordo com a Ahorramas, a EDP vai aumentar a sua rede de postos de carregamento em Madrid e arredores, alargando a bairros e municípios a sua oferta nesta área. Também vai garantir uma opção de carregamento de conveniência, isto é, quem tenha um veículo plug-in pode carregá-lo ali enquanto vai fazer compras".
A EDP, líder mundial na área das energias renováveis, continua a sua estratégia de ampliar a sua rede de carregamento de veículos elétricos em Espanha, país onde o grupo emprega de forma direta mais de 1500 pessoas e onde tem quase 5000 MW de potência instalada, refere o comunicado.
Os novos postos de carregamento juntam-se à EDP Move On, uma aplicação inovadora que permite gerir a utilização das cargas que cada utilizador faz de forma simples e rápida.
A cadeia espanhola do ramo da distribuição alimentar também realçou as vantagens desta parceria com a elétrica portuguesa. Atualmente, a infraestrutura de carga elétrica da Ahorramas é feita de 114 postos de carregamento em 43 estabelecimentos da rede. Com o acordo, esses números vão expandir. Mais: em 2023, Ahorramas vai converter-se num dos supermercados com maior potência fotovoltaica através de painéis solares instalados nas coberturas das suas lojas das comunidades de Madrid e de Castilla La Mancha.
Como disse Luis Ramón Vicente, diretor adjunto de Expansão da Ahorramas, "este acordo com a EDP é fundamental para a nossa estratégia de sustentabilidade e eficiência energética. Esta iniciativa, em conjunto com o PPA (contrato de compra de energia) e a instalação de painéis fotovoltaicos em todos os nossos pontos de venda onde tal seja possível, vai-nos permitir atingir o objetivo de ter entre 50 a 75% da energia consumida nos nossos pontos de venda proveniente de energias verdes".
Ahorramas aderiu recentemente ao Pacto Mundial das Nações Unidas, a maior ação de sustentabilidade corporativa do mundo cujo objetivo é transferir os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) para o setor empresarial.
Rute Coelho