logo-pms-header.png

Tecnologia visionária instalada nas trotinetes de Oslo

As trotinetes elétricas da operadora Voi na capital norueguesa vão passar a ter instalada a tecnologia PathPilot AI da Drover para melhorar a condução no asfalto e ajudar o operador e a autoridade local a controlar como e onde as scooters são conduzidas e estacionadas.

Tecnologia visionária instalada nas trotinetes de Oslo

É a resposta esperada para um dos maiores problemas criados pela onda da micromobilidade nos centros urbanos. A operadora de micromobilidade VOI está a trabalhar em parceria com a Drover AI para implantar tecnologia de visão de computador nas suas trotinetes elétricas em Oslo, capital da Noruega.

A cidade é, justamente, das mais avançadas na adoção de formas alternativas de mobilidade, nomeadamente a elétrica. Mas, tal como outras capitais europeias, também não é imune ao desalinho que o estacionamento indevido das trotinetes causa na paisagem urbana.

A tecnologia da Drover AI permite identificar se a trotineta elétrica está a circular em pavimento, estrada ou ciclovia, para melhorar a circulação destes veículos elétricos e adaptá-la a cada via, refere a newsletter SmartCitiesWorld.

A VOI testou o uso de visão de computador em e-scooters em Northampton no ano passado. Este lançamento mais recente terá por consequência milhares de e-scooters a circular em Oslo já com a tecnologia PathPilot AI da Drover.

O PathPilot também tem a capacidade de treinar o seu algoritmo de estacionamento para detectar se uma e-scooter está estacionada corretamente. Ao usar a câmara como um sensor, a tecnologia pode ajudar a VOI e a Câmara Municipal de Oslo a governar e controlar como e onde as trotinetas elétricas estão estacionadas.

portugalmobisummit2022
micromobilidade
icon-circle.svg
rectangulo-icon
rectangulo-icon