Juan Tur: "Madrid está a tornar-se um paraíso de ciclistas, criando um novo paradigma de mobilidade"

Conferências
23-10-2025

Junto ao Rio Manzanares, em plena cidade de Madrid, é cada vez mais comum o uso de bicicletas. Na origem está um projeto da WALK Architecture and Landscape, liderada por Juan Tur, que envolve a plantação de oito mil árvores e a exclusão dos carros de um espaço agora dedicado à mobilidade suave.

O Parque Urbano de Valdebebas, em Madrid, "está a tornar-se num paraíso de ciclistas, criando um novo paradigma de mobilidade" na capital espanhola. A garantia é de Juan Tur, fundador da WALK Architecture and Landscape, cuja equipa está responsável pelo projeto.

Em causa está um espaço que envolve as duas margens do Rio Manzanares, sem acesso para carros. Este permite passeios a pé e com veículos de mobilidade suave (bicicletas e trotinetes, por exemplo), assim como deslocações entre casa e o trabalho ou, no caso das crianças, entre casa e a escola.

O projeto foi o tema sobre o qual Juan Tur se debruçou no discurso que lhe coube no segundo dia da Portugal Mobi Summit, que está a decorrer no Auditório do IPMA, em Algés. O evento é responsabilidade do Diário de Notícias, Dinheiro Vivo, Jornal de Notícias, Motor24 e TSF.

O projeto, liga a cidade de Madrid, ao exterior e visa ser um ponto de contacto com a natureza, desde as oito mil árvores plantadas neste âmbito, até ao rio, até "recuperou o seu corredor ecológico". Em simultâneo, a cidade torna-se mais sustentável, em linha com as orientações da UE sobre emissões de gases poluentes para a atmosfera, lembra.

Numa apresentação com recurso a fotografias daquela área, o responsável mostrou uma ponte que atravessa o rio e que, no passado, era atravessada por "carros e camiões, agora tem árvores e ciclistas", salienta. De acordo com o próprio, "há 15 anos, ninguém andava de bicicleta em Madrid".

Ora, o contexto alterou-se de tal forma, com o contributo deste parque urbano, que "agora temos um problema, está demasiado cheio".

Tomás Gonçalves Pereira

Artigos relacionados

“Não enterrem a cabeça na areia. A IA não vai embora e não é um brinquedo”

EM DIRETO: Conferência - Porquê o BRT como solução de transporte público?

Passageiros da Carris Metropolitana aumentaram 25% até outubro

Patrocinadores