Inscrições abertas para conferência de lançamento da Mobi Summit

Notícias (geral)
17-09-2024

O Portugal Mobi Summit avança esta sexta-feira, com o lançamento da edição 2024/2025 dedicada à mobilidade inteligente, às cidades sustentáveis, à transição energética e às novas tecnologias ao serviço do ambiente e do ecossistema urbano.

 

O lançamento do maior evento de mobilidade urbana do País vai realizar-se no Passeio Marítimo de Algés, concelho de Oeiras, durante a tarde de dia 20. No fim-de-semana de 21 e 22 decorrerá, no mesmo lugar, mais uma edição do Econtro Anual de Veículos Elétricos, que deverá atrair à frente ribeirinha de Algés milhares de entusiastas e curiosos da mobilidade elétrica. As inscrições para participar já estão abertas e pode fazê-lo aqui: https://www.eventbrite.pt/e/bilhetes-lancamento-portugal-mobi-summit-20242025-1015414802007?aff=no

 

 

Para além dos presidentes dos municípios de Lisboa, Cascais e Oeiras _ parceiros da iniciativa _ a conferência contará também com a presença da secretária de Estado da Energia, Maria João Pereira, que fará um ponto de situação sobre a transição energética em Portugal e, neste setor, em particular.

 

 

Os autarcas Carlos Moedas, Isaltino Morais e Nuno Piteira Lopes (vice-presidente de Cascais) vão debater os grandes desafios da mobilidade na Área Metroplitana de Lisboa, quando nos encontramos a seis anos das metas fixadas pela capital para atingir a neutralidade carbónica no centro da cidade. E ao mesmo tempo que as cidades estão a atrair cada vez mais pessoas, entre locais, turistas e migrantes, todos utilizadores dos meios coletivos.

 

 

O investimento no reforço dos transportes públicos e na intermodalidade a custo acessível são, por isso, eixos centrais das políticas de mobilidade urbana para os três municípios, a par de um alargamento da aposta na mobilidade suave, nomeadamente com a expansão das ciclovias e das bicicletas de uso partilhado. Isto num quadro de acelerada adaptação às metas para a descarbonização fixadas no Acordo de Paris, que impõem uma redução de 60% das emissões de co2 até 2030, face ao valor de 1990. Cada autarca deverá falar da sua experiência, com um destaque para o case study ‘Oeiras Move’.

 

 

A simplicação da experiência de mobilidade, tornando-a cada vez mais fácil de gerir, a partir de uma aplicação no smartphone, é outra das apostas dos três municípios, em parcerias com empresas de transportes e entidades de sistemas de pagamento. O objetivo comum é reduzir massivamente a utilização do carro individual e aumentar os modos partilhados.

 

 

Na sua 9ª edição, o Portugal Mobi Summit é uma iniciativa conjunta entre a Global Media e a Notícias Ilimitadas, com o apoio Oeiras Valley, que estarão representadas pelos seus administradores Vitor Coutinho e Domingos Andrade, respetivamente.

 

Redacao DN

Artigos relacionados

Mobi.E perde gestão da rede pública de carregamento de veículos elétricos

Conferência Mobi Summit adiada até nova data

COP30 revolucionou malha urbana de Belém até com chegada de BRT

Patrocinadores