Já é possível ir de Lisboa ao Porto em autocarro 100% elétrico

Notícias (geral)
18-09-2024

A FlixBus lançou a primeira rota neutra em carbono na Península Ibérica, com duas viagens por dia entre Lisboa e Porto. Espera emitir menos 150 toneladas de co2 por ano, enquanto continua a explorar a alternativa de hidrogénio para a sua frota de autocarros.

 

A FlixBus escolheu Portugal para lançar a sua primeira rota num autocarro 100% elétrico na Península Ibérica. A partir deste mês, a rota Lisboa-Porto do operador alemão de transporte de passageiros de longo curso já será feita em modo mais sustentável. São duas viagens por dia, uma e cada sentido, sete dias por semana e, com esta inovação, a empresa conta poupar o ambiente em menos 150 toneladas de CO2 por ano.

 

 

“ O desafio agora é transformar toda a frota” para uma fonte de energia mais sustentável, uma vez que a empresa está comprometida com a neutralidade carbónica até 2040, disse Pablo Pastega, o diretor-geral da FlixBus em Portugal, em entrevista Mobi Summit.

 

 

O autocarro tem cerca de 400 km de autonomia e foi desenvolvido pela Yutong. “Esperamos agora que Espanha siga o exemplo”, disse aquele responsável.

 

 

O veículo é carregado no final de cada viagem, sendo que o carregamento demora, em média, 2h45min (dos 20 aos 100%), usando a potência máxima disponível. O projeto resulta de uma parceria com a AV Feirense e conta com o apoio da EDP, que fornece energia através de um ponto de carregamento nas instalações da EDP Labelec, em Sacavém.

 

 

“Este é o primeiro autocarro de longa distância 100% elétrico a operar em Portugal, depois de um projeto-piloto que desenvolvemos em 2022, entre o Porto e Bragança. Vai operar entre Lisboa e Porto, naquele que é um dos mais concorridos corredores rodoviários do País. Ainda que pequeno, é um passo histórico para a descarbonização do transporte de passageiros de longa distância em Portugal”, afirma Pablo Pastega.

 

 

Há dois anos, a empresa tinha feito o seu primeiro teste com um autocarro de longa distância 100% elétrico em Portugal, mas este acabou por fazer menos viagens do que as inicialmente previstas, já que não havia condições para o seu carregamento. “É impossível, para um investimento desta dimensão, levarmos seis ou oito horas a fazer uma carga completa. É um fator que tem de ser considerado em futuros investimentos nas redes de carregamentos para veículos pesados”, defende o gestor.

 

 

Este novo autocarro 100% elétrico insere-se no compromisso da Flix de descarbonização total da frota na Europa até 2040, dez anos antes do prazo estabelecido pelo Acordo de Paris. Para atingir estes objetivos, a Flix está a preparar a transformação progressiva da frota de autocarros dos seus parceiros, procurando combustíveis e tecnologias alternativas ao gasóleo, mais sustentáveis.

 

 

Existe também o plano de lançar em breve o primeiro projeto de pilha de combustível de hidrogénio da Europa, um projeto em parceria com a Freudenberg Fuel Cell e-power Systems e a ZF Friedrichshafen AG.

 

 

Nascida na Alemanha, a FlixBus é uma travel tech company, líder mundial em tecnologia de viagens, que está presente em Portugal desde 2017, tendo desde então apostado em preços muito concorrenciais e na digitalização para compra e reserva de bilhetes.

 

 

O transporte de passageiros em autocarros de longo curso é cada vez uma alternativa às viagens de carro particular, não só por serem confortáveis e sustentáveis, mas, segundo a empresa, “também porque uma viagem de autocarro chega a custar até dez vezes menos do que uma viagem de carro, demorando praticamente o mesmo tempo”.

 

Redacao DN

Artigos relacionados

Acelera concessão de TGV no Norte do país

Powerdot investe meio milhão de euros em Hub de inovação no Porto

Preço médio dos carros elétricos está a subir há 4 anos, mas vai cair em 2025

Patrocinadores